No dia 31 de julho de 2022 foi realizado no Santuário da Mãe Rainha o primeiro Encontro Arquidiocesano para os Coordenadores do Terço dos Homens das paróquias da Arquidiocese de Maringá.
Dentre as 59 paróquias, 50 se fizeram presentes. O objetivo desse encontro foi incentivar os participantes para que todas as paróquias tenham uma coordenação do Terço dos Homens.
Neste encontro foi eleita a Coordenação Diocesana tendo em vista resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família cristã e consequentemente para que tenhamos uma sociedade mais justa, ética e solidária.
Importante ressaltar que foi para nos ajudar na obra da nossa salvação que a Santíssima Virgem Maria disse aos fiéis que rezassem o Rosário, os mistérios sagrados da vida de Jesus Cristo.
Como filhos amados de Deus nós não só adoramos e glorificamos seu Filho Jesus no Sacramento da Eucaristia, mas também por meio do Rosário meditamos e buscamos modelar nossa vida imitando os atos e as virtudes de Jesus Cristo.
Os filhos imitam os pais vendo-os e conversando com eles, aprendem a linguagem ouvindo-os falar; o aprendiz de um ofício se forma vendo e praticando a forma que o mestre trabalha. Assim também os fiéis devotos do Rosário se tomam semelhantes ao Divino Mestre, podem contar com o socorro de sua graça e da intercessão da Virgem Maria.
Rezando o Rosário com devoção e seriedade em seus mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos, nós também interiorizamos as ações de Jesus e nos fortalecemos na caminhada de fé para não sucumbir diante das intempéries da vida.
O Rosário nos anima enquanto Comunidade Cristã, nos eleva intensamente ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo; purifica as nossas almas do pecado; nos torna vitoriosos sobre todos os nossos inimigos; nos ajuda na vivência da caridade; nos abrasa do amor de Jesus Cristo; nos enriquece de graças e méritos; nos mergulha na espiritualidade de comunhão com Deus e com nossos semelhantes, e, por fim, nos abre horizontes para obter de Deus toda espécie de graças que necessitamos.
Feliz quem invoca e implora com devoção a intercessão da Virgem Maria! “Feliz o homem que me obedece, vigiando todos os dias em minha porta, esperando na entrada de minha casa” (Pr 8,34).
Concluindo, podemos dizer: Bem-aventurado quem ouve os conselhos divinos e permanece constantemente à porta de sua misericórdia, invocando sua intercessão e o seu auxílio.
Crezio Ap. S. Freire
Coordenador Terço dos Homens da Arquidiocese de Maringá