Página Inicial Fale Conosco
Página Inicial A Paróquia Evangelho do Dia Informativos Expediente O Pároco Os Padroeiros
 
 
NOTÍCIAS / A alegria
28/05/2012
O nosso coração é feito para a alegria

A alegria tem sido a proposta de reflexão ao longo deste mês de maio. E estamos fazendo uso de um manancial para a nossa reflexão, falo do texto publicado no Jornal do Vaticano, L´osservatore Romano, pelo Papa Bento XVI, que tem grande carinho pela juventude. O tema da matéria é: O caminho da alegria para evangelizar. E a reflexão desta semana traz justamente aquilo que já nos questionamos por vezes: O nosso coração é feito para a alegria. Desejo a você uma leitura salutar. Aproveite.

Alguns pensamentos do texto:

Além das satisfações imediatas e passageiras, o nosso coração procura a alegria profunda, total e duradoura, que possa dar “sabor” à existência.

Pe. Reginaldo Teruel Anselmo

                          O  nosso coração é feito para a alegria

 

A aspiração pela alegria está impressa no íntimo do ser humano. Além das satisfações imediatas e passageiras, o nosso coração procura a alegria profunda, total e duradoura, que possa dar “sabor” à existência. E isto é válido sobretudo para vós, porque a juventude é uma fase de descoberta contínua da vida, do mundo, dos outros e de si mesmos. É um tempo de abertura ao futuro, no qual se manifestam os grandes desejos de felicidade, de amizade, de partilha, e de verdade, no qual somos movidos por ideais e concebemos projetos.

E todos os dias são tantas as alegrais simples que o Senhor nos oferece: a alegria de viver, a alegria face à beleza da natureza, a alegria de um trabalho bem feito, a alegria do serviço, a alegria do amor sincero e puro. E se olharmos com atenção, existem muitos outros motivos de alegria: os bons momentos da vida familiar, a amizade partilhada, a descoberta das próprias capacidades pessoais e a consecução de bons resultados, o apreço da parte dos outros, a possibilidade de se expressar e de se sentir compreendidos, a sensação de ser úteis ao próximo. E depois a aquisição de novos conhecimentos através dos estudos, a descoberta de novas dimensões através de viagens e encontros, a possibilidade de fazer projetos para o futuro. Mas também a experiência de ler uma obra literária, de admirar uma obra prima de arte, de ouvir e tocar música ou de ver um filme podem causar em nós alegrias verdadeiras.

Mas todos os dias nos confrontamos também com tantas dificuldades e no coração existem preocupações em relação ao futuro, a ponto de que nos podermos perguntar se a alegria plena e duradoura pela qual aspiramos não seja talvez uma ilusão e uma fuga da realidade. São muitos os jovens que se questionam: é deveras possível a alegria plena nos dias de hoje? E esta busca percorre vários caminhos, alguns dos quais se revelam errados, ou pelo menos perigosos. Mas como distinguir as alegrias deveras duradoras dos prazeres imediatos e enganadores? De que modo encontrar alegria na vida, aquela que dura e nunca nos abandona até nos momentos difíceis?

 

Obs.: já postamos outros textos deste comentário lindíssimo do Papa Bento XVI sobre a alegria. Você poderá conferir e responder estas indagações.

FONTE: Pe. Reginaldo Teruel Anselmo
O nosso coração é feito para a alegria
DEIXE SEU COMENTÁRIO
OUTRAS NOTÍCIAS
09/09/2018 - CONVITE
...
01/09/2018 - BOLETIM INFORMATIVO - ANO 15 - 144 - SETEMBRO / 2018

Clique no link ao lado para baixar o informativo referente a setembro de 2018.

...
01/08/2018 - Novas vocações

Desde o mês de maio estamos participando da Campanha "Cada Comunidade Uma Nova Vocação", rezando uma Dezena do Ros&aa...

31/07/2018 - BOLETIM INFORMATIVO - ANO 15 - 143 - AGOSTO / 2018

Clique no link ao lado para baixar o informativo referente a agosto de 2018.

...
Ver Mais
 
   
   
Rua Monsenhor Kimura, 36 - Vila Cleópatra
CEP: 87010-450 - MARINGA - Paraná
E-mail: paroqmeninojesusdepraga@yahoo.com.br


(44) 3227-2983

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta das 08h às 19h - Sábado das 08h às 13h