Página Inicial Fale Conosco
Página Inicial A Paróquia Evangelho do Dia Informativos Expediente O Pároco Os Padroeiros
 
 
NOTÍCIAS / O amor produz alegria
21/05/2012
A alegria do amor

No texto desta semana, somos ajudados pelo Papa Bento a entender que a alegria e o amor são dois frutos inseparáveis do Espírito Santo. “O amor produz alegria, e a alegria é uma forma de amor”, diz o Papa. Uma salutar leitura a todos.

Alguns pensamentos do texto:

“No próprio Deus tudo é alegria porque tudo é dom”

... amar significa constância, fidelidade, ser fiel aos compromissos.

... os nossos amigos esperam que sejamos sinceros, leais, fiéis, porque o verdadeiro amor é perseverante

 

A alegria do amor[i]

Queridos amigos, a alegria está intimamente ligada com o amor: são dois frutos inseparáveis do Espírito Santo (cf. Gl 5,23). O amor produz alegria, e a alegria é uma forma de amor. A beata Madre Teresa de Calcuta, fazendo eco às palavras de Jesus: “A felicidade está mais em dar do que em receber!” (At 20,35), dizia: “A alegria é uma rede de amor para capturar as almas. Deus ama quem dá com alegria. E quem dá com alegria dá mais”. E o Servo de Deus Paulo VI escrevia: “No próprio Deus tudo é alegria porque tudo é dom” (Exort. ap. Gaudete in Domino, 9 de Maio de 1975).

Pensando nos vários âmbitos da vossa vida, gostaria de vos dizer que amar significa constância, fidelidade, ser fiel aos compromissos. E isto, em primeiro lugar, nas amizades: os nossos amigos esperam que sejamos sinceros, leais, fiéis, porque o verdadeiro amor é perseverante, também e sobretudo nas dificuldades. E o mesmo é válido para o trabalho, para os estudos e para os serviços que desempenhais. A fidelidade e a perseverança no bem levam à alegria, mesmo se nem sempre ela é imediata.

Para entra na alegria do amor, somos chamados também a ser generosos, a não nos contentarmos em dar o mínimo, mas a comprometer-nos profundamente na vida, com uma atenção particular pelos mais necessitados. O mundo tem necessidade de homens e mulheres competentes e generosos, que se ponham ao serviço do bem comum. Comprometei-vos a estudar com seriedade; cultivai os vossos talentos e ponde-os desde já ao serviço do próximo. Procurai o modo de contribuir para construir uma sociedade mais justa e humana, onde quer que vos encontreis. Toda a vossa vida seja guiada pelo espírito de serviço, e não pela busca do poder, do sucesso material e do dinheiro.

A propósito de generosidade, não posso deixar de mencionar uma alegria especial: a que se sente quando se responde à vocação de entregar toda a própria vida ao Senhor. Queridos jovens, não tenhais medo da chamada de Cristo para a vida religiosa, monástica, missionária ou para o sacerdócio. Estai certos de que Ele enche de alegria todos os que, dedicando-lhe a vida nesta perspectiva, respondem ao seu convite a deixar tudo para permanecer com Elee e dedicar-se com coração indiviso ao serviço dos outros. Do mesmo modo, é grande a alegria que Ele destina ao homem e à mulher que se doam totalmente um ao outro no matrimônio para construir uma família e tornar-se sinal do amor de Cristo pela sua Igreja.

Gostaria de mencionar um terceiro elemento para entrar na alegria do amor: fazer crescer na vossa vida e na vida das vossas comunidades a comunhão fraterna. Há um vínculo estreito entre a comunhão e a alegria. Não é ocasional que são Paulo escreva a sua exortação no plural: não se dirige a cada um singularmente, mas afirma: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). Só juntos, vivendo a comunhão fraterna, podemos experimentar esta alegria. O livro dos Atos dos Apóstolos descreve do seguinte modo a primeira comunidade cristã: “Partiam o pão em suas casas e tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração” (Ato 2,46). Comprometei-vos vós também para que as comunidades cristãs possam ser lugares privilegiados de partilha, de atenção e de cuidado uns dos outros.

 

 

 



[i] L´OSSERVATORE ROMANO. A ALEGRIA DO AMOR. NÚMERO 13, P.11, 2012.

FONTE: Pe. Reginaldo Teruel
A alegria do amor
DEIXE SEU COMENTÁRIO
OUTRAS NOTÍCIAS
09/09/2018 - CONVITE
...
01/09/2018 - BOLETIM INFORMATIVO - ANO 15 - 144 - SETEMBRO / 2018

Clique no link ao lado para baixar o informativo referente a setembro de 2018.

...
01/08/2018 - Novas vocações

Desde o mês de maio estamos participando da Campanha "Cada Comunidade Uma Nova Vocação", rezando uma Dezena do Ros&aa...

31/07/2018 - BOLETIM INFORMATIVO - ANO 15 - 143 - AGOSTO / 2018

Clique no link ao lado para baixar o informativo referente a agosto de 2018.

...
Ver Mais
 
   
   
Rua Monsenhor Kimura, 36 - Vila Cleópatra
CEP: 87010-450 - MARINGA - Paraná
E-mail: paroqmeninojesusdepraga@yahoo.com.br


(44) 3227-2983

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta das 08h às 19h - Sábado das 08h às 13h